3 de julho de 2014

13º Festival de Arte Serrinha - 07 a 27 de julho de 2014





COM O TEMA RAÍZES, 13º FESTIVAL DE ARTE SERRINHA ABRE SUA PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE 7 DE JULHO, NA REGIÃO SERRANA DE BRAGANÇA PAULISTA



A décima terceira edição do Festival de Arte Serrinha será realizada de 7 a 27 de julho, com o tema “Raízes” inspirando, provocando e permeando todas as atividades. “Raízes” evoca inquietações contemporâneas urgentes – que, na Serrinha, serão expressas em arte. O evento tem como cenário o convidativo bairro da Serrinha, aos pés da Serra da Mantiqueira, nos arredores da cidade de Bragança Paulista (90 km de São Paulo).



Marcelo Delduque


O evento se caracteriza pela comunhão entre a arte e a natureza, tem a curadoria do artista plástico Fabio Delduque e correalização da Busca Vida. Reunirá nomes importantes da cena artística contemporânea do Brasil em oficinas, vivências e residências artísticas, debates, shows, exposições, performances, espetáculos de teatro e dança e filmes.


Dentre os destaques da programação estão as oficinas e vivências artísticas com Dudi Maia Rosa, José Spaniol, Bené Fonteles, Nido Campolongo e Paulo Von Poser (artes visuais); Ronaldo Fraga e Monica Godoy (moda e artes visuais); Danilo Tomic e Letieres Leite (música); Ana Luiza Trajano (Gastronomia); Morena Nascimento (Dança); Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (Teatro hip hop) e Luiz Braga (Fotografia). Na programação musical, haverá a apresentação da cantora e criadora de “paisagens sonoras”, Raquel Coutinho. 



Ao longo das três semanas de festival estão programados ainda exposições, performances, espetáculos de teatro e exibição de filmes.  O núcleo central é a Fazenda Serrinha, com atividades realizadas em outros locais dos arredores, como o Galpão Busca Vida e o Cine Rancho (programação completa abaixo).


Obras de arte na paisagem

O Festival também proporciona a oportunidade de se conhecer as obras de arte do Parque de Instalações da Serrinha, que fica ao longo de todo o espaço da Fazenda Serrinha, e abriga trabalhos de Bené Fonteles, Eduardo Srur, Aguilar, Bijari e Hugo França, entre outros artistas. 


O evento é aberto a pessoas de todas as idades e áreas do conhecimento. 
A Fazenda Serrinha, núcleo principal do festival, é uma linda área verde de 113 hectares e dispõe de infraestrutura com salas de aula, ateliês, restaurante, alojamentos e pousada. Em 2001 foi reconhecida pelo Ibama (atual ICMBio) como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), funcionando como centro de vivências e experimentações culturais e ambientais.


Marcelo Delduque


“Trata-se de um laboratório aberto a experiências artísticas que têm na natureza a matéria principal, uma obra em contínuo processo de construção – nas oficinas, nos debates, nos encontros informais, nos períodos de residência artística –, em que se estimulam a produção e as múltiplas possibilidades de interação entre as artes, e delas com a paisagem”, explica o curador Fabio Delduque. 


Raízes

Temas relevantes estarão no horizonte de inspirações e assuntos em pauta na edição 2014, das conexões entre as raízes culturais e a contemporaneidade às questões ambientais, em especial a seca no Sistema Cantareira de abastecimento, cujo principal e mais afetado reservatório, o Jaguari-Jacareí, banha o bairro da Serrinha, interferindo diretamente em suas dinâmicas socioeconômicas e culturais. “Neste aspecto, as ações do festival configuram-se um contraponto artístico bem-vindo e pertinente”, ressalta Fabio Delduque.


Marcelo Delduque


Confira a programação completa do 13º Festival de Arte Serrinha em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!