3 de setembro de 2013

Intervenções Memórias Vivas Bragantinas tomam conta da cidade durante final de semana

Durante todo o final de semana o projeto Memórias Vivas Bragantinas ocupou a cidade com intervenções dos artistas Gustavo Godoy, Diogo Granato de Lilian Amaral. A ideia era provocar o questionamento sobre o que é patrimônio e fazer a população refletir a respeito.



 


Na sábado pela manhã, Gustavo Godoy esteve na Praça Central com uma banquinha trocando memórias por camisetas. A condição para ganhar o brinde era ser bragantino, ou morar em Bragança, e contar uma história, memória sobre sua vida ou a cidade.  Para Gustavo, a grande intervenção será, num dia qualquer em Bragança, encontrar pessoas andando pela cidade usando a camiseta ‘Eu sou patrimônio cultural de Bragança Paulista’. “De fato as pessoas (bragantinas) também são tão patrimônios de Bragança quanto os imóveis e tradição”.






 Lilian Amaral espalhou pela cidade adesivos com as frases “Patrimônios somos nós” e “o que é patrimônio para você”. A intenção de Lilian foi mobilizar e engajar as pessoas tornando-as agentes da memória presente. “Todos vão ficando indiferentes, vão perdendo a ligação com a identidade da cidade e tudo vai se tornando igual, vão virando cidades genéricas. Precisamos ativar os lugares, criar uma resistência, dessacralizar o que é arte, trazer a produção de conhecimento para perto das pessoas, instiga-las a olhar o cotidiano”.




Diogo Granato apresentou performances de dança-teatro e parkour pela cidade. a ser definido. A ideia de não divulgar o horário e o local específico era a de para surpreender os bragantinos com algo realmente inesperado. Diogo improvisou diante do que encontrou e performances durante os trajetos, na rua, mas tudo sem programação, conforme os espaços e situações que foi encontrando.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!