1 de novembro de 2012

Itatiba, Atibaia e Bragança recebem "Caleidoscópio - Um Espetáculo de Improvisação Teatral" da Cia do Quintal

Caleidoscópio é uma peça teatral de improviso estrelada e dirigida por Márcio Ballas, apresentador do programa "É tudo Improviso", da TV Bandeirantes e co-apresentador do "Cantes se Puder", do SBT. Marco Gonçalves, ator de "É tudo Improviso" e de "Saturday Night Live" da Rede TV também faz parte do elenco. 



O Programa TE Conexões Culturais traz à Itatiba, Atibaia e Bragança Paulista a peça “Caleidoscópio – Um espetáculo de Improvisação Teatral”, da Cia do Quintal.

As apresentações gratuitas acontecem nas seguintes datas e locais:
10 de novembro em Itatiba no Teatro Ralino Zambotto
11 de novembro em Atibaia no Centro de Convenções Victor Brecheret
18 de novembro em Bragança Paulista, na Casa de Cultura


Em Itatiba e Atibaia haverá um debate com os atores após o espetáculo. Em Bragança Paulista haverá uma Oficina de Improvisação no dia 17 de novembro, das 14h ás 18h, direcionado para jovens a partir de 16 anos e iniciados em teatro. 

Para se inscrever é preciso enviar uma carta de intenção até o dia 10/11 para o email caleidoscopio@jogandonoquintal.com.br

A apresentação de “Caleidoscópio – Um espetáculo de Improvisação Teatral” em Itatiba, Atibaia e Bragança Paulista conta com o patrocínio da TE Connectivity, realização da Cia do Quintal, produção da Touché Cultural e co-produção da Com Tato Agência Cultural, apoio das Prefeituras Municipais de Itatiba, Atibaia e Bragança Paulista, do ProAc e do Governo do Estado de São Paulo.



O espetáculo

Criado pela Cia do Quintal, pioneira e hoje referência na linguagem do improviso no Brasil, Caleidoscópio - Um Espetáculo de Improvisação Teatral mistura humor e poesia.

As memórias familiares e os atos falhos do grupo e da plateia são o ponto de partida para os atores, que se debruçam sobre o desafio de construir cenas de longa duração, ao calor do momento, tendo o público como testemunha. A trilha sonora também é criada ao vivo.


Em Caleidoscópio os atores aparecem sem o uso da máscara do palhaço, que tanto caracteriza a linguagem da Cia, criadora do espetáculo Jogando no Quintal, já visto por mais de 250 mil pessoas.

"Com Caleidoscópio experimentarmos um formato mais ousado, mais arriscado. Tentamos durante uma hora criar cenas que o público nem perceba que estão sendo improvisadas ali, na hora", conta Marcio Ballas, que dirige o espetáculo e se inspirou nas criações de grupos da Espanha e da Colômbia, países com tradição em improvisação teatral.

Marcio Ballas

Sobre a Cia do Quintal

A Cia do Quintal, formada hoje por 16 integrantes, dedica-se à pesquisa, treinamento, produção, disseminação e divulgação da improvisação teatral no Brasil. É uma das únicas no mundo a combinar as linguagens do palhaço e da improvisação.

A Cia surgiu em 2001 com a criação do espetáculo Jogando no Quintal, já visto por mais de 250 mil pessoas e hoje o principal responsável por desenvolver e divulgar novos formatos de jogos e espetáculos de improvisação.


 Além de fonte de inspiração para diversos grupos de improvisação em São Paulo, a Cia do Quintal colocou o Brasil no cenário internacional da improvisação por meio do intercâmbio com diversas companhias (da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Espanha) e da promoção de três festivais internacionais.

Seus integrantes também participaram de vários festivais internacionais e sagraram-se campeões mundiais no torneio de improvisação realizado no Festival Internacional de Teatro de Bogotá, em 2008.


Há cinco anos, a companhia mantém em São Paulo, com pioneirismo e seriedade, o Quintal de Criação, um centro de pesquisa e treinamento que se tornou referência nacional e internacional na linguagem da improvisação. O Quintal de Criação é hoje a principal matriz de formação na linguagem da improvisação para atores e leigos. Em seu “Quintal”, além do treinamento e desenvolvimento de pesquisa de linguagem, já foram ministrados inúmeros workshops com expoentes nacionais e internacionais da improvisação.



Serviço:
“Caleidoscópio – Um Espetáculo de Improvisação Teatral”
Recomendação etária: 14 anos
Grátis 

Itatiba
10 de novembro, às 20h
Teatro Ralino Zambotto
Rua Romeu Augusto Zela, 1110 - Engenho
Debate com atores após espetáculo
Retirada de ingressos a partir do dia 06/11 no Museu Municipal

Atibaia
11 de novembro, às 20h
Centro de Centro de Convenções Victor Brecheret
Av. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Centro
Debate com atores após espetáculo
Retirada de ingressos 1 hora no local do espetáculo

Bragança Paulista
18 de novembro, às 20h30
Casa de Cultura
Rua Cel. Assis Gonçalves – Centro
Retirada de ingressos a partir do dia 13/11 no Museu do Telefone, Biblioteca Municipal e Casinha do Lago

Oficina de Improvisação
Espaço do Instituto Entrando em Cena
R. Cel. Luiz Leme, 400 – Jd. Santa Rita
(próximo ao EEMABA)
Inscrições pelo email caleidoscopio@jogandonoquintal.com.br
Envio de carta de interesse até o dia 10/11

CALEIDOSCÓPIO - Um espetáculo de improvisação teatral
Direção: Marcio Ballas
Improvisadores: Allan Benatti, Marcio Ballas,
Marco Gonçalves e Rhena de Faria
Músico-Improvisador: Cristiano Meireles
Recomendação: 14 anos
Duração: 70 minutos

Ficha Técnica:
Direção: Marcio Ballas
Assistente de Direção: Álvaro Lages
Luz: Melissa Guimarães
Figurino: Daniel Infantini
Produção Executiva: Ludmilla Picosque
Realização: Cia do Quintal

Confirme presença em: http://ow.ly/eXwYt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!