23 de março de 2012

Secretaria de Cultura tem o maior orçamento de todos os tempos. E agora?


Por Daniela Verde

Nesta última segunda-feira, 19 de março, o Edith Cultura, representado por sua diretoria executiva, esteve presente na reunião oficial do Conselho Municipal de Cultura realizada na Câmara Municipal, para, mais uma vez, tentar fazer com que o Conselho assuma a participação a que tem direito no planejamento dos projetos relacionados à cultura da nossa cidade.

Nessa reunião, estiveram presentes o Secretário Municipal de Cultura e Turismo e sua equipe para nos apresentar o relatório de atividades 2011 e planejamento 2012. Diferente do que ocorreu em 2010/2011, o Conselho não teve participação no planejamento das ações do ano corrente, pois, para tanto, seria necessário ter realizado reuniões específicas no final de setembro passado, o que não ocorreu.

Foi apresentado um orçamento muito robusto - mais de 15 milhões -, provavelmente o maior que esta Secretaria já teve desde sua implantação. Parte dessa verba já possui destinos definidos: restauro do teatro Carlos Gomes, restauro do prédio do antigo Matadouro e construção de um Centro de Convenções Municipal, obras que consumirão aproximadamente 8 milhões. Outra parcela, cerca de 5 milhões, referente ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo), será investida em obras de desassoreamento do Lago do Taboão e sinalização turística do chamado “corredor turístico da cidade”, que liga a Rodovia Fernão Dias à Rodovia Cap. Barduino, altura do Parque dos Estados.

Mais de 1,5 milhão foi destinado ao Carnaval – estrutura para desfile e incentivo às escolas de samba, considerado a maior festa popular da cidade. Cerca de 330 mil serão investidos em convênios com entidades não governamentais. O Edith Cultura, que promovia o Cineclube itinerante, não conseguiu a renovação do convênio com a Secretaria, mostrando a falta de investimento no setor audiovisual, em uma cidade que não possui nenhuma sala de cinema.

Existe, ainda, verba prevista para renovação do convênio com a Sociedade Sinfônica de Bragança, que abriga ensaios e apresentações da orquestra municipal e grande parte da programação proposta pela Secretaria de Cultura.

Restaram 2 milhões para investimento em aproximadamente 18 ações durante o ano de 2012. Portanto, preparem-se! O ano de 2012 parece ser muito promissor nessa área. Agora resta saber se a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realmente trabalhará em parceria com o Conselho, para que este possa participar de maneira democrática do planejamento das ações. Se uma de suas funções é o aconselhamento do Poder Público no que se refere à divisão nas diversas áreas abrangidas pela cultura, de nada vale a sua participação quando todas as decisões já foram tomadas unilateralmente. 

2 comentários:

  1. 15 milhões e nada pro audiovisual... estou cansada de aulas de artesanato, quero filmes!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniela !!!
    Que legal seu blog.
    Olha, vamos organizar um curso com um profissional da Espanha, no atelier.
    Pode ajudar a divulgar?
    Veja em
    www.sergioprata.com.br/port/douracao.html

    Grande abraço !!!

    Sérgio

    ResponderExcluir

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!